Santa Casa da Misericórdia de Fão homenageou o anterior Provedor Honorário Celestino Morais

No passado dia 3 de julho, a nossa Instituição realizou a homenagem ao anterior Provedor Celestino Cubelo Faria de Morais, que esteve à frente desta Santa Casa quadricentenária durante mais de quatro décadas. Celestino Morais já havia sido distinguido como Provedor Honorário, em Assembleia Geral da Irmandade.

Esta homenagem, que havia sido sucessivamente adiada devido à pandemia, contou com a presença de D. José Cordeiro, Reverendíssimo Arcebispo Primaz de Braga, que presidiu à celebração da Eucaristia com que se iniciou esta homenagem, realizada na Igreja da Misericórdia, que se apresentou de “cara lavada” graças à nova pintura.

D. José elogiou o importantíssimo papel das Santas Casas na vida social do país e nas comunidades locais, principalmente as mais carenciadas, graças ao enorme trabalho das pessoas que estiveram e estão à sua frente.

Seguiu-se a Sessão Solene, no auditório do Hotel Axis Ofir, onde intervieram os seguintes oradores: Sr. Francisco Morais (Presidente da Assembleia Geral da Instituição), Eng.ª Raquel Vale (atual Provedora da Instituição), Dr. Miguel de Lemos (Presidente do Secretariado Nacional da União das Misericórdias Portuguesas), Sr. Celestino Morais (homenageado) e Arq. Benjamim Pereira (Presidente da Câmara Municipal de Esposende).

Durante a sua intervenção, a atual Provedora da Instituição, a Eng.ª Raquel Vale, destacou o louvável trabalho desenvolvido pelo homenageado, lembrando todos aqueles que ao longo dos anos dedicaram muito do seu tempo à Instituição ao integrar os seus órgãos sociais, em particular as sucessivas Mesas Administrativas, lembrando com saudade a Mesária Maria Augusta que faleceu no presente ano.

A homenagem terminou com um almoço convívio no mesmo hotel, cujas inscrições foram abertas à comunidade, que aderiu em grande número.

A todos os que participaram, o nosso muito obrigada pela presença.

Deixe uma resposta