Sistema de Gestão da Qualidade

O Hospital de Fão (Santa Casa da Misericórdia de Fão) encontra-se certificado desde 24-05-2016 pela APCER (Associação Portuguesa de Certificação) segundo a norma NP EN ISO 9001 (Sistemas de Gestão da Qualidade. Requisitos) no seguinte âmbito:

Serviço de clínica geral e enfermagem 24 horas, consultas e especialidades de angiologia e cirurgia vascular, cardiologia, cirurgia geral, cirurgia plástica reconstrutiva e estética, dermato-venerologia, endocrinologia e nutrição, ginecologia e obstetrícia, gastroenterologia, imunoalergologia, medicina dentária, medicina interna, neurologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, pediatria, pneumologia, pedopsiquiatia, psiquiatria, reumatologia, urologia e medicina física e reabilitação. Serviços de nutrição, podologia, psicologia e terapia da fala, testes psicotécnicos. Internamento de Medicina e Cirurgia. Realização de meios complementares de diagnóstico e terapêutica (exames em cardiologia, gastroenterologia, otorrinolaringologia, ginecologia e obstetrícia, imagiologia, imunoalergologia, neurofisiologia, urologia, análises clínicas, anatomia patológica e fisioterapia). Serviços farmacêuticos, esterilização, gestão de hotelaria hospitalar).

A certificação agora atribuída é uma confirmação do bom trabalho que o Hospital de Fão tem vindo a desenvolver e do comprometimento do mesmo com o cumprimento dos requisitos dos clientes, normativos, estatutários, regulamentares e outros associados ao produto/serviço e com a promoção da melhoria contínua da eficácia do sistema de gestão da qualidade.

Ao Serviço de Gestão da Qualidade compete:

1. Definir e implementar a política de qualidade e segurança do doente;
    1. Definir e implementar a estratégia de gestão de risco global, planeando e integrando a gestão do risco clínico e a gestão do risco não clínico;
    1. Definir e implementar o sistema de gestão da qualidade;
    1. Efetuar a gestão do sistema documental e participar na revisão documental da instituição;
    1. Implementar a certificação/acreditação dos vários serviços;
    1. Implementar e monitorizar normas/orientações clínicas e organizacionais;
    1. Participar nos novos projetos para poder garantir ao máximo o cumprimento dos requisitos de qualidade;
    1. Garantir que os produtos/serviços que se desenvolvem na instituição satisfazem os requisitos do cliente, legais e regulamentares aplicáveis;
    1. Preparar e realizar auditorias internas em todos os serviços e planear e acompanhar as auditorias externas;
    1. Avaliar e monitorizar as respostas dadas pelos vários Coordenadores/Responsáveis de Serviço às nãoconformidades, ações preventivas, ações de melhoria e reclamações apresentadas pelos utentes e internamente;
    1. Registar não-conformidades, ações preventivas e ações de melhoria no que diz respeito à qualidade dos produtos/serviços;
    1. Avaliar o grau de satisfação dos utentes;
    1. Definir e monitorizar os níveis da qualidade dos serviços, verificando ainda o cumprimento dos objetivos e monitorização de indicadores;
    1. Formar e informar os profissionais e outros intervenientes, relativamente aos aspetos da qualidade;
    1. Efetuar pareceres e consultoria na área clínica e organizacional;
    1. Integrar e apoiar projetos de investigação e desenvolvimento clínico e organizacional;
    1. Outras funções associadas previstas em legislação.

Certificados: